EXPERIÊNCIA EXITOSA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA LAVAGEM DAS MÃOS
Palavras-chave:
Lavagem de Mãos, Atividades Educativas, Promoção da Saúde EscolarResumo
Introdução: A técnica correta de higienização das mãos é preconizada para evitar a propagação de doenças infecciosas. Objetivo: Utilizar metodologias ativas de aprendizagem para conscientização da lavagem das mãos e assimilação da técnica correta em ações de educação em saúde desenvolvidas no Programa Saúde na Escola. Método: As ações foram realizadas em escolas e creches da regional leste de Belo Horizonte. Os participantes sujaram as mãos com tinta fluorescente e glitter representando as microbiotas transitória e residente e realizaram lavagem de maneira habitual e inspecionaram sob luz negra. Acadêmicos instruíam sobre a importância e maneira correta de higienização das mãos e os participantes realizaram a simulação da técnica. Foram distribuídos folders para consulta e cartazes afixados sobre as pias. Resultados: Foram realizadas nove oficinas em seis escolas públicas com aproximadamente 50 alunos (16 a 21 anos) e 40 trabalhadores (27 a 64 anos). O momento de maior interesse foi durante a inspeção das mãos. A maioria dos alunos e apenas dois trabalhadores demonstraram conhecimento prévio sobre a técnica. Conclusão: A utilização de metodologias ativas aumenta o potencial da ação educativa ao estimular o protagonismo dos participantes para a assimilação de conceitos e significados sobre os fatores que interferem na sua própria saúde. Recursos didáticos de simples confecção e que permitam a interação do público-alvo, como a utilizada nesse projeto deveriam ser replicados em outras escolas e em diferentes espaços sociais para ações de educação em saúde.
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