Sobre a Revista

Foco e escopo

A Revista Interdisciplinar Ciências Médicas (RICM) é um periódico semestral apoiado pelo Setor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) publicado em formato eletrônico (ISSN 2526-3951).  A revista publica artigos originais, revisões sistemáticas e relatos de caso.

 

Missão 

O periódico tem como objetivo divulgar a produção de trabalhos interdisciplinares relacionados as áreas de conhecimento da saúde humana.

 

Público alvo (leitores)

Os leitores alvo de nosso periódico são profissionais da saúde: médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, odontologistas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, biomédicos, bem como professores e pesquisadores da área da saúde.

 

Processo de avaliação pelos pares

A avaliação dos artigos submetidos só será iniciada se os manuscritos estiverem de acordo com as normas de publicação descritas na seção “Diretrizes para Autores”. Caso não estejam adequados, serão devolvidos aos autores para adequação as normas.

Os artigos que estiverem em conformidade quanto às diretrizes para autores serão submetidos à apreciação do mérito científico por dois avaliadores cegos (peer review), que não possuam conflitos de interesse com os autores, além do editor.

Pelo menos dois avaliadores analisarão o manuscrito em relação ao mérito científico. Caso haja discordância entre estes, será solicitada a avaliação de um terceiro avaliador. A partir dos pareceres e do julgamento pela Comissão Editorial, o manuscrito receberá uma das seguintes recomendações:

  1. Aceito;
  2. Revisões requeridas;
  3. Submeter a nova rodada;
  4. Rejeitado.

Caso o manuscrito seja recomendado como “revisões requeridas” ou “submeter a nova rodada”, o mesmo será devolvido ao(s) autor(es) para adequação. No caso de aceite, o artigo será publicado de acordo com o cronograma editorial da revista.

O conteúdo e a exatidão da citações são de inteira responsabilidade dos autores. O envio dos trabalhos implica na concessão dos direitos autorais relativos à publicação. 

Todo o processo de submissão e avaliação será realizado de forma online. 

 

Resumos e indexação

  • Latindex - Sistema Regional de Información en línea para Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal
  • Diadorim - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras
  • LivRe - Revistas de Livre acesso
  • Google acadêmico
  • REDIB - Red Iberoamericana de Innovacion e Conocimiento Científico

 

Periodicidade

A Revista Interdisciplinar Ciências Médicas é uma publicação semestral em formato eletrônico.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de  disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização mundial do conhecimento.