A INVISIBILIDADE DA POBREZA MENSTRUAL NO CONTEXTO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • ISADORA LUIZA CUNHA CRUZ
  • REBECCA CAROLINE TOMAZ CAMILLOZZI
  • ISABELA ASSIS ROMANHOLO
  • GIOVANNA LUARA FERREIRA ALVES
  • DANIELLE MAIA FREITAS
  • NICOLE COELHO GRANATO
  • ISABELA MIE TAKESHITA
  • MÔNICA DAS GRAÇAS DE AZEVEDO

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Saúde pública, Menstruação, Produtos de higiene menstrual

Resumo

Introdução: O termo pobreza menstrual está relacionado à falta de acesso a itens essenciais para mulheres durante o período menstrual, englobando a falta de absorventes, produtos de higiene básicos, infraestrutura e saneamento básico. No Brasil, o contexto relaciona-se intimamente com a desigualdade social, impedindo que mulheres tenham acesso completo a seus direitos. Objetivo: Relatar a experiência do projeto “Ser Mulher’’ da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais sobre ações de conscientização sobre pobreza menstrual. Método: Relato de experiência de acadêmicas dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia sobre a realização de roda de conversa sobre pobreza menstrual em uma entidade civil de caráter educacional e social de Belo Horizonte. Resultados: Participaram 21 adolescentes de ambos os sexos, entre 10 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência. Percebeu-se a falta de conhecimento sobre o tema e saúde feminina, como o conceito e fisiologia básica da menstruação. Houve destaque para dúvidas sobre higiene íntima e educação sexual. Conclusão: A promoção da educação em saúde para adolescentes sobre a menstruação é necessária, tal que impacta na qualidade de vida e no desempenho escolar. A extensão foi espaço de trocas com a comunidade e de grande aprendizado para as acadêmicas. 

Publicado

25-05-2023