EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DO CINEDEBATE: UM OLHAR HUMANIZADO SOBRE A MATERNIDADE ATÍPICA NO AUTISMO
Health education through cine-debate: a humanized look at atypical maternity in autism.
Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Educação em Saúde, transtorno do espectro do autismo, cinema como assuntoResumo
Introdução: A Promoção da Saúde busca a melhoria da qualidade de vida da população, produzindo uma gestão compartilhada de cuidado entre a gestão e os atores sociais e é aplicável a todos os setores, principalmente aos grupos de maior vulnerabilidade. O uso do cinema neste sentido promove métodos ativos de ensino em saúde. Pais e cuidadores de crianças com Autismo, constituem um grupo plausível de intervenção educativa. Objetivo: Descrever o relato de uma experiência de Educação e Promoção à Saúde através do Cine- debate em profissionais da saúde e mães de crianças com autismo. Relato da Experiência: A atividade foi realizada na UBS: Centro em Barão de Cocais, em julho de 2023. O debate esteve orientado por metodologias ativas através de cine- debate. Os sujeitos da intervenção foram os profissionais da Unidade de Saúde e as mães de crianças autistas da área de abrangência. O filme “O Filho eterno”, foi exibido na área externa da unidade de saúde, e teve 20 participantes. Após a exibição do filme foi estimulado o debate modulado pela médica de uma das equipes. Considerações Finais: O encontro propiciou a troca de conhecimentos, fortalecendo o vínculo e gerando uma comunicação efetiva e afetiva, criando um espaço humanizado de acolhimento e oferecendo aos profissionais uma visão mais clara das reais dificuldades enfrentadas pelas famílias responsáveis pelo cuidado destas crianças, favorecendo a empatia. O cine-debate apresenta-se como recurso alternativo e dinâmico para gerar envolvimento em grupos heterogêneos. Como ferramenta atrelada a outras formas de educação através de metodologias ativas e a Educação Popular, permitiu o aprendizado e estimulou a criação coletiva de conhecimentos.
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