SUPERVISÃO DE ESTÁGIO ACADÊMICO EM ODONTOLOGIA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS: UMA CONSTRUÇÃO HORIZONTAL DE APRENDIZADO.
Palavras-chave:
Saúde Bucal, Educação, Preceptoria, Saúde da Família, IntegralidadeResumo
Introdução: o estágio supervisionado acadêmico, em consonância com as Diretrizes Nacionais Curriculares para o curso de graduação em Odontologia, visa desenvolver habilidades e competências buscando a prática pedagógica do aprendizado na vivência na realidade social e colaborando na solução de problemas de saúde/doença bucal, conforme as necessidades dos usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde. Neste sentido, a Integração ensino-serviço-comunidade e as metodologias ativas são importantes na superação do modelo tradicional de formação em Odontologia. Objetivo: descrever a experiência da supervisão de estágio acadêmico em odontologia na Atenção Primária à Saúde em uma Unidade Básica de Saúde do município de Contagem, Minas Gerais. Relato de experiência: o planejamento do estágio pela cirurgiã dentista da estratégia da família contemplou a construção de todo o trabalho no campo com participação ativa as estagiárias, utilizando como principais estratégias as metodologias ativas de aprendizagem, especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas e o uso de recursos de Educação Popular em Saúde, estimulando as trocas entre a equipe e a comunidade. Considerações finais: o envolvimento das alunas durante todo o processo de forma construtiva, como centro da sua própria aprendizagem, colaborou para o desenvolvimento das competências propostas pela instituição parceira dentro dos objetivos do estágio, cumprindo papel importante na formação das estudantes na graduação em Odontologia, no sentido da aplicação do conceito da integralidade do cuidado em saúde bucal, do atendimento humanizado e do incentivo à interdisciplinaridade.