APLICAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS LÚDICAS PARA CRIANÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Criança, Desenvolvimento Social, Habilidades Sociais

Resumo

Introdução: A infância desempenha papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e características pessoais, especialmente no aspecto social. Assim, a utilização de atividades lúdicas torna-se essencial para estimular esse processo. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de Medicina ao aplicar atividades pedagógicas lúdicas a crianças em uma Organização Não Governamental em Belo Horizonte, Minas Gerais. Relato da Experiência: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado como parte de uma atividade extensionista curricular, na forma de um projeto. A intervenção ocorreu no segundo semestre de 2022 em uma instituição situada em uma região de alta vulnerabilidade social, cujo objetivo é promover assistência, educação, esporte e cultura para crianças de 6 a 10 anos. Foi realizada uma visita para reconhecimento do ambiente e identificação das demandas, mediante um diagnóstico situacional envolvendo observação no local e conversas com os educadores voluntários da instituição e as crianças. Durante o semestre do projeto de extensão, foram realizados seis encontros quinzenais, sendo que o último consistiu em duas oficinas: “Caça ao Tesouro” e “Oficina de Musicalização”. Considerações Finais: Observou-se uma grande participação das crianças nas oficinas, assim como um bom relacionamento entre elas no trabalho em equipe. As atividades lúdicas demonstraram ser benéficas para o desenvolvimento das crianças, especialmente para o aprimoramento de suas habilidades sociais. Isso confirma o cumprimento de um dos cinco princípios extensionistas: impacto e transformação social. Ademais, os acadêmicos adquiriram experiência em se comunicar de maneira empática com as crianças, à medida que estas aprendiam brincando.

Publicado

28-09-2023