TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: USO DE PODCASTS COMO ESTRATÉGIA PROMOTORA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Authors

  • Beatriz Gonçalves Carvalho;
  • Julie Stephanny de Souza Gurgel Paranhos
  • Bianca Lorrany dos Santos Pinto
  • Rayane da Silva Souza
  • Luciana Alves Silveira Monteiro

Keywords:

Educação em saúde, Ciência, tecnologia e sociedade, Enfermagem em saúde comunitária, Gestão de ciência, tecnologia e inovação em saúde

Abstract

Introdução: As tecnologias de informação e comunicação (TICs) são meios técnicos de propagação da informação. Atualmente, tem-se discutido, seu uso no processo de educação em saúde, assim como a necessidade de capacitação dos profissionais para utilizá-los nessa ação. Este trabalho objetivou descrever a experiência de acadêmicas no uso das TICs como meio para disseminação de informações promotoras de educação em saúde, através da construção de podcasts informativos. Relato de Experiência: Divisão da turma do 3º período do curso de enfermagem em oito grupos, os quais desenvolveram um podcast cada. O processo criativo contemplou três etapas: planejamento, criação e publicação. Este relato buscou, especificamente, descrever a experiência de dois grupos, os quais desenvolveram os temas “Golden hour” e “Relacionamento abusivo”. Discussão: Preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, as TICs foram incorporadas no processo de ensino-aprendizagem, constituindo-se como um diferencial para a formação das discentes, capacitando-as para a era da Telessaúde e os processos de educação em saúde remotos. A fácil disseminação de conhecimento foi demonstrada pelo resultado de um total de 88 acessos ao podcasts, contemplando internautas nacionais e estrangeiros. Portanto, a união entre ferramentas tecnológicas e a estratégia de promoção à saúde mostrou-se fundamental para implementar o novo fazer saúde. Descritores: Educação em saúde; Ciência, tecnologia e sociedade; Enfermagem em saúde comunitária; Gestão de ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Published

2023-10-24