AVALIAÇÃO DO CRONOTIPO ASSOCIADO À QUALIDADE DE SONO E À SONOLÊNCIA DIURNA NOS ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA FACULDADE DE MINAS GERAIS: UM ESTUDO TRANSVERSAL
Keywords:
Transtornos cronobiológicos; Educação médica; Sono; Ritmo circadianoAbstract
Introdução: O cronotipo é a diferença individual que explica as variações na expressão rítmica de padrões biológicos e comportamentais, e pode ser classificado como matutino, vespertino ou intermediário. A sincronização do ciclo sono-vigília para estudantes de Medicina é prejudicada pelas demandas acadêmicas, que potencialmente afetam na qualidade de sono. Objetivo: Identificar os cronotipos dos estudantes de Medicina de uma faculdade em Minas Gerais e relacionar com qualidade de sono, sonolência diurna, dados sociodemográficos. Método: Estudo do tipo observacional, transversal envolvendo 274 estudantes de Medicina. Foram utilizados Morningness-Eveningness, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epworth e questionário sociodemográfico. Resultados: Os participantes, majoritariamente, apresentaram cronotipo intermediário, má qualidade de sono e sonolência diurna moderada. Houve associação significativa entre o cronotipo e a qualidade de sono, sendo que os vespertinos tendem a ter pior qualidade do sono. A análise demonstrou que má qualidade do sono apresenta maior associação com sonolência diurna moderada. Além disso, foi observado que os participantes dos períodos iniciais do curso tendem a pior qualidade de sono e sonolência diurna moderada. Conclusão: Constatou-se que a maioria da amostra apresenta cronotipo intermediário e sonolência diurna moderada, e que há relação da vespertinidade com pior qualidade de sono. Além de que a má qualidade de sono está associada a maior sonolência diurna moderada. Observou-se, por fim, que nos períodos iniciais há maior propensão a pior qualidade de sono e maior sonolência diurna moderada.

