AVALIAÇÃO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS MULHERES PORTADORAS DE LESÕES PRECURSORAS DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO EM UM AMBULATÓRIO UNIVERSITÁRIO

Authors

  • Bernardo Nogueira Lodi
  • Gabriel Milagres Neiva
  • Claudia Teixeira da Costa Lodi

Keywords:

Neoplasias do Colo do Útero; Neoplasia Intraepitelial Cervical; Lesões Intraepiteliais Escamosas Cervicais; Epidemiologia; Assistência Ambulatorial.

Abstract

INTRODUÇÃO: O câncer do colo do útero é a segunda causa de morte por câncer em mulheres no mundo e no Brasil. Desenvolve-se a partir de lesões precursoras, as neoplasias intraepiteliais cervicais (NIC), com grande potencial de prevenção e cura quando diagnosticadas em suas fases iniciais. OBJETIVO: Analisar o perfil epidemiológico das mulheres portadoras de lesões precursoras, determinar a prevalência das alterações citológicas e correlacionar esses achados com a histopatologia e avaliar os fatores de risco para NIC. MÉTODO: Estudo transversal de análise de prontuários médicos de mulheres atendidas em um ambulatório universitário, no período de janeiro de 2018 a janeiro de 2019. RESULTADOS: Foram analisados 241 prontuários de mulheres com média de idade de 37,5 anos. Em 232 casos (96%), foi realizado o exame citopatológico sendo que 111 (48%) apresentaram alterações, sendo 45% lesão de alto grau. Duzentas e três (84%) mulheres foram submetidas a colposcopia com 34% dos exames alterados. Oitenta e oito mulheres (36,5%) foram submetidas a biópsia e apenas 3 não apresentaram lesão. CONCLUSÃO: A maioria das mulheres eram multíparas, fumantes e usavam contraceptivos hormonais. Todas eram sexualmente ativas. Encontrou-se forte associação entre os achados citológicos com o resultado da biópsia, aumentando seu grau de confiabilidade. Noventa por cento das mulheres com necessidade de intervenção foram encaminhadas para o tratamento adequado na atenção secundária.

Published

05/21/2021