CARACTERIZAÇÃO DOS USUÁRIOS E SERVIÇOS PRESTADOS EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA NO CONTEXTO DE SAÚDE PÚBLICA

Authors

  • João Guilherme de Figueredo Campos
  • Luiz Felipe Nascimento Marques
  • Tatiane Dias Bacelar

Keywords:

clínica-escola; psicologia; usuário

Abstract

As clínicas-escolas contribuem para a formação acadêmica do discente, articulando as vertentes ensino, pesquisa e extensão. Essas favorecem a articulação de conhecimentos e habilidades, compreensão dos fenômenos psicológicos sob um viés científico e a garantia do acesso da comunidade aos serviços psicológicos de qualidade. O objetivo deste estudo foi realizar o levantamento das características das pessoas atendidas e dos serviços de uma clínica-escola de psicologia inserida na rede de saúde pública da cidade de Belo Horizonte(MG). Os dados foram coletados através de uma análise retrospectiva, a partir do levantamento de prontuários de 410 pessoas atendidas pelo serviço de psicologia, entre fevereiro e dezembro de 2019, através de análises de descrição, associação e comparação de grupos. A partir deste levantamento foi observado uma prevalência do sexo feminino (60%) na população total e do sexo masculino na população infantojuvenil, representando 80%, um fenômeno comum descrito em outros estudos desta natureza. Na tentativa de suprir a descontinuidade dos serviços, decorrente do currículo escolar, o Plantão Psicológico é inserido na rotina da clínica atendendo demandas urgentes, favorecendo a interdisciplinaridade e a diminuição da fila de espera. Foi observado um baixo percentual de desistências quando comparados com outros serviços. A implementação de pesquisas na rotina destes serviços demonstra-se algo desafiador e pode explicar a carência de estudos nesse contexto. Pode-se concluir que o levantamento desses dados favorece a articulação das vertentes, assim como o mapeamento das demandas das pessoas atendidas, o contínuo trabalho interdisciplinar e a possibilidade de intervenções assertivas voltadas para essa população

Published

08/24/2022