JOGOS VIRTUAIS VIOLENTOS E A ASSOCIAÇÃO COM ANSIEDADE E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Autores

  • Felipe Peixoto Lasmar
  • Camila Toledo Simas
  • Fábio Rodrigues Bengtsson
  • Felipe Augusto Maia
  • Geraldo José Ribeiro Coelho

Palavras-chave:

Jogos de Vídeo, Ansiedade, Relações Interpessoais, Violência

Resumo

Introdução: Os jogos virtuais sao uma das atividades de entretenimento mais praticadas atualmente, sendo a violencia uma tematica frequente nesse meio e detentora de um publico assiduo. Diante disso, esse habito pode influenciar em algumas vertentes da vida humana, como a ansiedade, o vicio e as relacoes interpessoais. Objetivo: Observar a relacao dos academicos de uma Instituicao de Ensino Superior (IES) privada com os jogos virtuais violentos e com aspectos de ansiedade, vicio e influencia nas relacoes interpessoais. Método: Estudo observacional transversal com aplicacao de um questionario virtual para estudantes de uma IES privada. Foram coletadas 135 respostas entre maio e setembro de 2021, apos aprovacao previa do Comite de etica em Pesquisa e concordancia dos participantes com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As analises foram realizadas no software Jamovi e foi considerado nivel de significancia de 5%. Resultados: A amostra analisada possuia cerca de 6% dos participantes com habitos de vicio em jogos virtuais violentos. Ademais, observou-se associacao significativa entre habitos de vicio em jogos e problemas nas relacoes interpessoais. Ademais, cerca de 65% dos participantes se mostraram com estado ansioso durante o uso dos jogos. Nao foi vista relacao entre vicio e estado ansioso. Conclusão: Os jogos virtuais violentos sao uma das atividades mais praticadas atualmente por uma pluralidade de pessoas. Nao ha consenso sobre a influencia na ansiedade, necessitando de novos estudos, porem, quando usados de forma abusiva, podem levar ao “Transtorno de jogo” e afetar negativamente as relacoes interpessoais.

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Publicado

21-08-2023